LOTO – Lock out tag out

Pedido de informações

More information

Introdução

A manutenção dos equipamentos é uma etapa fundamental na produtividade de qualquer empresa, contudo acarreta um conjunto de riscos agravados à segurança e saúde dos trabalhadores que a exercem. Neste sentido os procedimentos de Lockout/Tagout (LoTo) traduzem as medidas de inserção de bloqueios e/ou colocação de sinalização sobre um interruptor, válvula, ou outro, por forma a evitar a reativação do equipamento, assim como, informar que se encontra a decorrer um processo de manutenção. Este procedimento, que conta ainda com um conjunto de registos, é uma simples e eficaz forma de reduzir os acidentes de uma empresa e está de acordo com nº 5 do Artº 15º do Dec. Lei 102/2009; ou seja, são obrigações do empregador: …”Sempre que seja necessário aceder a zonas de risco elevado, o empregador deve permitir o acesso apenas ao trabalhador com aptidão e formação adequadas, pelo tempo mínimo necessário”.

Duração do curso

8 horas

Estrutura do curso

A formação encontra-se arquitetada para gerar a maior interação possível entre todos os formandos. Serão usados apresentações, técnica de aprendizagem à base do problema, teorias e sugestões com vista à resolução. Inclui formação sobre registos, designadamente quando há a intervenção de diversas pessoas ou especialidades nos trabalhos de manutenção e/ou quando está presente um nível de risco elevado de acidente, designadamente em atividades que envolvem eletricidade a tensões elevadas ou a intervenção em atmosferas explosivas ou inflamáveis.

Público-alvo

  • Técnicos de manutenção
  • Profissões com operações técnicas em Energia, eletricidade, ar comprimido e outras;
  • Técnicos de Segurança no Trabalho
  • Supervisores

Formador

Técnica de Segurança e Saúde no Trabalho e Auditora de Segurança, com larga experiência na formação LOTO na indústria. Neste âmbito destaca-se a formação LOTO levada a cabo nas três fábricas da NESTLÉ a cerca de 300 trabalhadores.

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

You have Successfully Subscribed!