CETC – Curso de Emergência, Trauma E Catástrofe

Pedido de informações

More information

Introdução

Tendo como referência o panorama internacional, com a constante constatação de situações de catástrofe, nasce em Abril de 2005 a ideia de conceber um curso que permita aos vários agentes da proteção civil adquirir conhecimentos que lhes permitam responder de uma forma efetiva a situações de catástrofe, bem como aos principais desvios de saúde que se podem encontrar nessas situações.

Baseado nas principais directrizes internacionais, o curso decorre perante um cenário de Catástrofe, e percorre toda a abordagem necessária, à resolução dos diferentes cenários quer no âmbito da catástrofe em si, quer no âmbito de situações de trauma e/ou médicas, em diferentes vítimas e situações.

Durante quatro dias, o curso permite uma aproximação à resposta que pode ser dada “in loco” (no local) da catástrofe, bem como numa situação de atuação em hospital de campanha. Este curso tem uma grande componente prática, absorvendo cerca de 75% do total de horas da formação.

Objectivos

O curso tem por objetivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em directrizes nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intra-hospitalar em contexto de catástrofe.

Espera-se que no final do curso os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais, que lhes permitam ter uma conduta uniforme de atuação perante situações de catástrofe.

Certificação

Aos formandos que obtiverem 75% de aproveitamento no exame final escrito e demonstrarem proficiência nas avaliações práticas, será concedido certificado.

Avaliação

A avaliação é feita em dois momentos. O momento teórico com obrigatoriedade de atingir pelo menos os 75 % para obter o certificado (com direito a uma repetição) e a avaliação prática em que se pretende que o formando obtenha uma prestação de 100%.

Duração da Formação

40 horas em cinco dias consecutivos de Cursos

Público-alvo

O curso tem três níveis de formação, o básico, intermédio e o avançado. Dependendo do nível dos formandos pode ser dado a:

  • Agentes de protecção civil;
  • Cidadão comum;
  • Bombeiros;
  • Forças de Segurança Pública;
  • GNR;
  • ISN;
  • Médicos;
  • Alunos de Medicina;
  • Enfermeiros;
  • Alunos de Enfermagem;
  • Técnicos de Segurança;
  • Supervisores;
  • e Responsáveis de estaleiros.

Idiomas

 

O curso poderá ser dado em Português, Inglês e Francês.

Coordenação

Coordenador curricular:
Enfermeiro Militar e de Serviço de Urgência de Centro Hospitalar;
Coordenador Geral GTE;
Coordenador Cursos ITE;
Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS);
Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR, CETC e MIMMS;
Consultor Português do Curso AATT Advanced Assessment and Treatement of Trauma;
Coordenador das Pós-Graduações em Emergência Pré Hospitalar;
Gestão de Crises e de Abordagem do Doente Critico em Situações Multi-Vitimas;
Formação de Formadores de Trauma Emergência e Catástrofe;
Docente Convidado da Pós Graduação de Trauma e Emergência, e da 1ª e 2ª edição do Mestrado em Tecnologia de Diagnóstico e Intervenção Cardiovascular.

Subscreva a nossa Newsletter

Subscreva a nossa Newsletter

You have Successfully Subscribed!